"Desenvolver respostas de excelência no âmbito da reabilitação/habilitação, da inclusão social e profissional de forma a promover as capacidades e a qualidade de vida dos cidadãos com deficiência e incapacidade enquanto membros de pleno direito da sociedade que integram."
"Ser uma organização de referência a nível nacional e internacional, por prestar serviços de qualidade baseados na satisfação dos clientes, na inovação e na transformação organizacional."
Deverá existir entre os diversos intervenientes da organização um clima de respeito mútuo, de forma a garantir um serviço de qualidade. O espírito de equipa, de colaboração e solidariedade deve ser privilegiado pelos colaboradores a fim de se promover um bom relacionamento entre todos.
Os colaboradores deverão contribuir para um clima de segurança e estabilidade dentro da organização.
Os colaboradores devem proteger a dignidade, a privacidade e a confidencialidade dos indivíduos que apoiam, agindo de uma forma sigilosa no âmbito da ética profissional que lhes é devida.
Os colaboradores devem agir de forma responsável no exercício das suas funções, no âmbito das competências que lhes estão atribuídas e agir com espírito de missão, visando a adoção de condutas que prestigiem a organização.
Na sua prática profissional devem ter um comportamento zeloso na utilização dos materiais e equipamentos da organização.
A obtenção da Qualidade nas atividades desenvolvidas e nos serviços prestados aos clientes pela APPC Faro é um compromisso assumido e partilhado pela Direção e por todos os colaboradores da Instituição, mediante a aplicação dos princípios de serviço de solidariedade e os conceitos de trabalho em equipa e dos processos de melhoria contínua, de acordo com as referências aplicáveis.
Através da qualificação, sensibilização e motivação dos nossos colaboradores para a Excelência do serviço prestado e na orientação da gestão pelos princípios do desenvolvimento sustentável, o nosso objetivo é oferecer aos clientes serviços que satisfaçam as suas necessidades, acrescentando continuamente valor aos padrões globais da qualidade de vida.
É nosso propósito consolidar o reconhecimento da Instituição como sendo das que apresentam altos indicadores de qualidade de vida dos seus clientes.
Neste sentido, a nossa Política da Qualidade traduz-se nos seguintes fatores chave:
Tendo em conta que os colaboradores são o segredo para o bom desempenho da Missão da instituição e prestação de serviços de qualidade aos clientes, o processo de recrutamento e seleção centra-se na qualificação e preparação dos potenciais colaboradores, valorizando as suas competências profissionais, as suas capacidades técnicas e as suas aptidões pessoais.
São objetivos primordiais da política de recrutamento, seleção e retenção da Instituição:
Neste processo são respeitados os seguintes princípios:
O recrutamento do pessoal deverá ser analisado pela Direção, considerando a possibilidade de existir recrutamento interno que permite oferecer aos colaboradores oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional na Instituição. As vagas disponibilizadas internamente deverão ser divulgadas na Instituição, destacando-se as exigências de requisitos para a função, as perspetivas de desenvolvimento e as competências humanas, que serão avaliadas no processo de seleção que poderá ser feito através de consulta e triagem de arquivo de currículos e anúncios publicados.
A valorização do colaborador pelo reconhecimento do seu trabalho e desempenho constitui uma das bases para a retenção dos recursos humanos, garantindo o seu envolvimento e compromisso com a estratégia organizacional.
Adicionalmente, a Instituição promove um bom ambiente de trabalho, através da motivação dos seus colaboradores, procurando a sua satisfação aos mais diversos níveis:
A instituição estimula o desenvolvimento dos seus colaboradores através da avaliação anual de desempenho entendida como oportunidade de desenvolvimento de melhoria de todos os profissionais em prol do crescimento e sucesso da instituição. Pretende-se de forma ativa colmatar as necessidades dos colaboradores, aumentar as suas competências e criar condições para o incremento de uma equipa motivada e qualificada.
Constitui determinação da APPC o reforço constante da cultura de segurança e saúde no trabalho promovendo um ambiente seguro e saudável, protegendo os seus colaboradores de eventuais riscos profissionais através de serviços de higiene, segurança e saúde no trabalho, desenvolvidos com o apoio de serviços de consultoria de entidades especializadas na área e cumprindo todos os requisitos legais.
A política de liderança na APPC estabelece uma orientação para o cumprimento claro da missão, visão e valores promovendo o direito à cidadania participativa e equitativa dos clientes, assumindo o compromisso de promover a sua capacitação, inclusão e a sua qualidade de vida em busca dos seus objetivos em consonância com as suas necessidades, sonhos e desejos e promovendo a sua autorrepresentação. Tem como principais linhas orientadoras para a prestação dos serviços modelos de gestão cada vez mais eficazes e eficientes. Consubstancia a execução da Visão, através da procura de respostas inovadoras e diversificadas que envolvam novas metodologias, novas atividades, novas ferramentas e projetos baseados na identificação das necessidades e expetativas de todas as partes interessadas de forma sustentável.
Prioriza a melhoria contínua dos serviços prestados, com a aposta na qualificação dos recursos humanos, na beneficiação das infraestruturas e equipamentos, no desenvolvimento de redes de parcerias e no envolvimento na comunidade.
Para além de envolver a comunidade nos seus programas/actividades a APPC, também, desenvolve ações de responsabilidade social adotando comportamentos e ações que beneficiam ambas as partes. Consideramos que esta postura tanto de colaboradores como de clientes contribui para o exercício de uma cidadania responsável onde todos têm muito a dar receber.
É princípio da APPC que todas as pessoas têm direito à livre escolha e ao controlo sobre as decisões que lhe dizem respeito, incluindo os serviços, programas e produtos de apoio que lhes são prestados.
A APPC compromete-se a promover a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, numa tradução acessível e prática das leis e normas instituídas, e em conformidade com o Código de Ética da instituição baseado na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A APPC segue a sua conduta neta política, com base nas convenções internacionais, nas orientações legais e nos referenciais que orientam os direitos e deveres das pessoas com deficiência, nomeadamente, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas (2006); a Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, e Reabilitação das Pessoas com Deficiência (2004); a Constituição da República Portuguesa (1976); e a Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948).
A instituição pauta a sua atuação pelo respeito da dignidade de todas as pessoas, assegurando a igualdade de oportunidades e a não discriminação, respeito pela privacidade e confidencialidade. Atuando a instituição como meio facilitador para garantir que cada um dos nossos clientes tenha a informação e acesso aos mecanismos disponíveis para a concretização dos seus direitos.
É princípio da APPC que todas as pessoas têm direito à livre escolha e ao controlo sobre as decisões que lhe dizem respeito, incluindo os serviços, programas e produtos de apoio que lhes são prestados. Os serviços prestados aos nossos clientes são estabelecidos em função das necessidades de cada um através da sua participação ativa e escolha informada, possibilitando que os clientes analisem questões do seu interesse, nomeadamente na participação da vida da instituição, defesa dos seus direitos e deveres e dar a conhecer os seus problemas, fomentando a sua autorrepresentação.
A APPC tem a Ética como um dos princípios fundamentais da sua ação, afirmando-se como referencial de qualidade e dignidade, comprometida com a realidade social, consciente dos direitos e deveres de todos os envolvidos, sobretudo no que diz respeito a equidade, transparência, igualdade e justiça social.
É um princípio estruturante da orientação dos colaboradores na prática diária, baseando-se em valores éticos e deontológicos, bem como, num conjunto de normas e princípios de conduta reunidos no Código de Ética da instituição. Consubstanciando as orientações legais e os referenciais que definem os direitos das pessoas com deficiência, nomeadamente, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Constituição da Republica Portuguesa e a Lei de Bases da Prevenção, Habilitação e Reabilitação das Pessoas com Deficiência.
A intervenção da instituição baseia-se numa abordagem holística, orientada para o cliente, reconhecendo a cada pessoa a competência e responsabilidade de determinar o seu projeto de vida, com autonomia e autodeterminação, incluindo a liberdade de fazer as suas próprias escolhas.
A instituição procura ir mais além e garantir a não discriminação e o tratamento diferenciado em função do género, etnia, orientação sexual, estado civil, religião, condições de saúde, deficiência ou incapacidade e situação social. Procura, ainda, garantir o direito à privacidade e confidencialidade de toda a informação e aspetos relacionados com a vida do cliente, bem como, prevenir o abuso físico, mental e/ou financeiro dos clientes.
A APPC Faro investe continuamente no desenvolvimento de novas parcerias, que sejam ativas, dinâmicas, diversificadas, de forma a complementarmos os nossos serviços satisfazendo as necessidades identificadas pelos clientes e famílias, aumentando a capacidade de resposta da Instituição, nomeadamente na inovação, inclusão social, empregabilidade e preparação para a vida ativa, em suma, proporcionando um contínuo de serviços aos clientes.
A APPC Faro incentiva e promove o envolvimento e participação de todos os stakeholders, no planeamento e execução das estratégias de intervenção, para proporcionar uma resposta mais abrangente às necessidade e concretização dos objetivos. Acredita que as parcerias são essenciais para a promoção da inclusão social através da participação dos clientes em diferentes contextos e para o desenvolvimento de uma imagem positiva das pessoas com deficiência.
Os parceiros são avaliados internamente, através de uma avaliação criteriosa e formal, efetuada pelos gestores de processo com base no feedback contínuo dos diferentes intervenientes diretamente envolvidos na parceria. A média do valor acrescentado das parcerias é um referencial para a organização, na medida em que são identificadas as mais-valias de cada parceiro e são detetadas eventuais fragilidades na execução das atividades desenvolvidas em parceria.
A APPC fomenta os princípios da sociedade aberta e inclusiva com todas as partes interessadas.
Com os clientes, promove ativamente a sua participação e o seu envolvimento na vida da Instituição, no levantamento de necessidades e expetativas, na definição do planeamento individual e organizacional, execução, monitorização, avaliação, revisão dos serviços prestados e na implementação das suas sugestões. Assegura a colaboração e relação entre cliente e instituição, nas práticas interventivas, considerando-se o cliente membro da equipa de trabalho.
Consciente da importância da capacitação dos clientes para a promoção da sua qualidade de vida, a APPC aposta cada vez mais na formação e mobilização dos seus colaboradores para o reforço das capacidades de decisão e autonomia dos mesmos.
A APPC promove estratégias de reconhecimento de competências pessoais e sociais dos seus clientes, o auto conhecimento, que se reflete no desenvolvimento pessoal, nas relações interpessoais, nas atitudes pró ativas para a resolução de problemas e tomada de decisões. Fortalece as suas capacidades, a inclusão social e profissional.
Todos os clientes participam na construção do seu projeto de vida, atendendo às suas capacidades, e nunca podendo ser negado, a sua participação e acesso por qualquer razão que não dependa da sua vontade ou interesse ou de quem os representa.
A APPC tem assumido um compromisso com o empowerment e a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e incapacidade, alcançando a igualdade de oportunidades para todos os seus clientes traduzindo-se num vetor que guia as práticas e intervenções no âmbito dos serviços prestados.
A APPC considera o Cliente como fulcral em toda a sua estratégia de atuação, através de uma intervenção centrada nas suas necessidades individuais e expectativas, preferências, sonhos e desejos, com ênfase nas suas capacidades e potencialidades e não nas suas limitações e incapacidades, respeitando o seu contributo individual, desde o planeamento das atividades e serviços mobilizados, avaliação dos resultados alcançados e revisão dos procedimentos e estratégias adotadas.
Os pressupostos fundamentais da instituição assentam no compromisso com a qualidade de vida dos clientes, num sistema ecológico de desenvolvimento biopsicossocial, procurando dar resposta ao seu projeto de vida, através do apoio individualizado e centrado na pessoa, priorizando o contexto natural, cultural, desportivo, educativo, de saúde e de âmbito profissional, serviços, apoios e rotinas disponíveis na comunidade estabelecendo uma estrutura eficiente, capaz de interagir entre os diversos intervenientes e envolvidos na prestação de serviços, nomeadamente, familiares, profissionais, entidades públicas e privadas, parceiras e entidades financiadoras e comunidade em geral.
A APPC procura adequar a oferta de serviços às necessidades e expetativas dos clientes traduzindo-se na criação de respostas sociais em função dos diferentes grupos: crianças, jovens e adultos com deficiência e incapacidade e suas famílias, com acompanhamento contínuo ao longo de todo o seu ciclo de vida.
A APPC considera o cliente como um todo, identificando e respeitando todos os aspetos da sua vida, promovendo a otimização das acessibilidades aos serviços, sempre orientada para a satisfação das suas necessidades individuais e tendo por base a promoção da sua Qualidade de Vida e o apoio contínuo na prestação de serviços.
A APPC tem documentados no seu sistema de gestão da qualidade os seus processos-chave e de suporte, são oito e fazem parte integrante da Instituição, traduzindo-se em oito respostas sociais que permitem um acompanhamento do cliente, de acordo com a sua fase de vida, as suas necessidades e o seu projeto de vida.
A instituição monitoriza e analisa o alinhamento dos processos-chave com a missão, visão e política da qualidade.
A abrangência é fortalecida através da procura sistemática de parceiros que complementem e enriqueçam a diversidade de respostas disponíveis para o cliente, por forma a fomentar a igualdade de oportunidades, a participação cliente e o desenvolvimento das suas potencialidades, de acordo com as suas especificidades.
A instituição aposta continuamente em programas abrangentes, apoiada num corpo técnico especializado nas diferentes áreas, adotando uma abordagem multidisciplinar refletida num continuo de serviços, que resulta numa representação única da instituição e numa abordagem que assegura uma visão holística do cliente, que em muito contribuem para a efetividade desta política.
A APPC ambiciona alcançar níveis elevados de satisfação dos clientes e restantes stakeholders, para o qual considera essencial contar com medidas que permitam aferir a sua satisfação, face aos serviços prestados, fulcral para o desenvolvimento das atividades e programas desenvolvidos pela instituição, assegurando a complementaridade dos serviços e respostas disponíveis para promover a qualidade de vida dos clientes e satisfazer as suas necessidades e expectativas individuais.
A APPC procura adaptar-se às novas realidades, definir os resultados de desempenho organizacional e verificar o seu impacto nos serviços prestados e benefícios adquiridos para os clientes resultantes, direta ou indiretamente, das atividades, ações, serviços, programas ou projetos desenvolvidos, tanto a nível individual como coletivo.
Os resultados organizacionais alcançados são uma das medidas do impacto dos serviços prestados e da eficácia organizacional. Baseiam-se em indicadores de desempenho macro e micro da organização que expressam os benefícios proporcionados aos clientes e partes interessadas, quantitativa e qualitativamente, permitindo acompanhar a sua evolução ao longo do tempo e compará-la com outras organizações, constatar o desenvolvimento da instituição em termos de referencial de desempenho e compromisso assumido.
É através de uma divulgação clara dos resultados obtidos da performance da instituição que é possível aumentar a confiança das partes interessadas e promover o seu envolvimento em todo o processo de melhoria contínua dos serviços prestados.
A disseminação dos resultados organizacionais possibilita, assim, uma reflexão abrangente e comparativa dos serviços prestados. Conhecer o seu valor acrescentado e o seu impacto junto dos clientes e das restantes partes interessadas, de modo a reconhecer a mais-valia da instituição para a região e a competitividade que apresenta no mercado.
A APPC Faro está orientada para a melhoria contínua na prestação dos serviços, para a otimização das condições operacionais da Instituição e para a satisfação dos seus clientes e partes interessadas, adotando práticas inovadoras, estratégias de comunicação e divulgação eficazes, qualificando os seus colaboradores e promovendo a participação ativa de todos os intervenientes.
A Instituição procura ser mais eficaz em atingir os resultados desejados, mais eficiente na utilização dos recursos e mais sustentável no que respeita à adaptação à mudança, através de um processo de melhoria contínua e transformação organizacional, orientado no sentido de melhor satisfazer e responder aos desafios atuais aquando da oferta de programas de qualidade.
A abordagem sistemática dos ciclos de melhoria da APPC Faro encontra-se definida no procedimento de melhoria contínua e ciclo PDCA, em 3 níveis: MICRO - Processos Individuais, MESO - Ações de Melhoria e MACRO- Desenvolvimento Organizacional.
A Instituição compromete-se a cumprir com a legislação em vigor sobre a Confidencialidade e Proteção de dados, adotando regras e métodos que vão ao encontro dessa necessidade.
Para tal a Instituição, compromete-se a:
A APPC Faro fomenta direito à autodeterminação, promovendo a capacidade dos clientes em fazer escolhas que reflitam as suas preferências pessoais, os seus interesses e valores, para alcançar o controlo desejado sobre a sua própria vida e a liberdade para conduzir o seu próprio destino.
A APPC assume um compromisso com a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e incapacidade, traduzindo-se num vetor que guia as práticas e intervenções no âmbito dos serviços prestados. Trata-se de alcançar a igualdade de oportunidades, a participação e a excelência, de tal forma que o cliente consiga desenvolver plenamente as suas potencialidades, de acordo com as suas especificidades, proporcionando apoios individualizados e com base num modelo centrado na pessoa.